Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
CRIME EM GURUPI

Vítima reconheceu homem que esfaqueou ela e a mãe antes de passar por cirurgia

14 agosto 2024 - 08h35

Antes de passar por cirurgia, a jovem de 26 anos esfaqueada em Gurupi, sul do estado, informou a polícia quem havia cometido o crime. A mãe dela, Rosimeire Macedo Pereira, de 46 anos, também foi ferida e morreu.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

As mulheres foram atacadas na tarde de segunda-feira (12), na casa onde moram no setor Alvorada II. Conforme a Polícia Militar (PM) o suspeito, que tinha um relacionamento com a jovem, entrou na casa e partiu para cima de mãe e filha com uma faca e um facão. Rosimeire não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o delegado regional e Gurupi, Joadelson Rodrigues Albuquerque, o suspeito é Flávio Santana, de 49 anos. A polícia conseguiu identificar que ele já possui uma condenação por homicídio, crime que aconteceu no ano de 2014. Inclusive, pela condenação, ele estava em regime semiaberto. 

A jovem conseguiu indicar para os investigadores quem as atacou quando foi levada para uma unidade hospitalar ainda na tarde de segunda-feira. Ela passou por cirurgia e segue internada em estado grave no Hospital Regional de Gurupi.

"Ouvimos, ainda que de forma informal a sobrevivente, tanto por agentes da Polícia Civil e posteriormente por policiais militares que também se deslocaram ao hospital e ela afirma categoricamente [quem é] o autor. Até então, quando nós ouvimos, ela não sabia que a mãe teria falecido e nós também não demos essa notícia, não sabemos se a equipe médica já deu. Mas ela falou que o agressor tanto dela como de sua mãe seria o Flávio Santana", explicou Joadelson, ressaltando que a conclusão do inquérito deve levar pelo menos dez dias e se não surgir novos indícios, o homem é o principal suspeito.

Tentou se passar por vítima

No fim da tarde de segunda-feira, após o homicídio e tentativa de homicídio contra mãe e filha, o homem se apresentou 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil. Mas aos policiais, ele disse, segundo o delegado-geral, que também seria vítima e que até entrou em luta corporal contra um segundo suspeito avançou contra mãe e filha.

"São conversas informais que nós tivemos com ele antes mesmo da lavratura do auto de prisão em flagrante. Ele emplaca sim essa ideia de que teria ido em defesa das mulheres, entrado em luta corporal com essa pessoa e em ração disso teria vindo noticiar o crime para a Polícia Civil. Mas isso não foi constatado, Flávio não se encontra com nenhuma lesão do tipo de arma branca como as vítimas", afirmou a autoridade.

O crime

As vítimas estava em casa à tarde quando o suspeito chegou armado com uma faca e um facão. Conforme a Polícia Militar (PM), quando a equipe chegou no local encontrou uma faca de lâmina preta com aproximadamente 10 cm e sem bainha. Dentro da casa havia muito sangue e o facão, também com marcas.

A jovem conseguiu fugir mesmo após ser ferida. Foi socorrida em estado grave e passou por cirurgia ainda na tarde de segunda-feira. Rosimeire não resistiu aos ferimentos e seu corpo foi encontrado na porta da casa.

O suspeito foi autuado em flagrante por homicídio e uma tentativa de homicídio contra as mulheres. A 3ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP-Gurupi) está apurando a motivação para os crimes.

*G1 Tocantins