O candidato a prefeito Jorge Frederico (Republicanos), da Coligação Araguaína Pode Mais, firmou mais um compromisso com a população na área da saúde municipal. A obra anunciada foi a construção do Hospital da Mulher, no Parque da Saúde junto com a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Centro de Saúde do Idoso, no Setor São Miguel. O compromisso foi feito durante reunião com mulheres na noite do último dia 22, no Setor Rodoviário.
SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram
“Este hospital será um símbolo de avanço e cuidado, oferecendo às mulheres araguainenses um atendimento especializado e humanizado. Vamos desafogar o HGA e a UPA, e oferecer um atendimento de qualidade e exclusivo para mulheres. Outras cidades já têm hospital assim e por que aqui seria diferente? Já passou da hora de Araguaína ter e nós vamos construir e faço esse compromisso porque sei onde e como buscar recursos, e vocês podem confiar que está obra será prioridade na minha gestão”, anunciou Jorge.
Felicidade de quem precisa
A aposentada Eva Maria Gomes Amorim, de 51 anos, ficou feliz com o anúncio. “Precisamos do cuidado com a mulher, aqui não temos esse socorro, tudo ainda é muito precário e tenho esperança que esse hospital saia do papel, já passou da hora disso acontecer”, destacou.
Já para Neiry Alves Machado, gerente de loja, de 32 anos, a proposta de Jorge é um alívio e atende uma demanda antiga das mulheres. “Ter um lugar com atendimento especializado para mulher será maravilhoso, esta obra é um sonho, uma necessidade que tenho muita esperança que o Jorge faça quando for prefeito”.
Como funcionará o hospital
A proposta apresentada pelo candidato prevê uma estrutura moderna, funcional e equipada com tecnologia de ponta, com urgência e emergência, unidade de terapia intensiva e uma média de 80 leitos. Consultas com especialistas em ginecologia, mastologia, nutrição, endocrinologista, e outras serão disponibilizadas. A previsão é a unidade ter também um espaço para atendimento às vítimas de violência sexual e física e atendimento personalizado e individualizado.
"Este é um compromisso que assumimos com as mulheres de Araguaína. Estamos trabalhando para garantir que elas tenham o cuidado que merecem, perto de suas famílias e com toda a dignidade que precisam. A parceria com o Governo do Tocantins e com os deputados federais Vicentinho Júnior, Lázaro Botelho e Ricardo Ayres irão nos ajudar a realizar este sonho", finalizou o candidato.
Prevenção e cuidado
Para a advogada Thais Brasil, 32 anos, é preciso um gestor que enxergue a mulher, respeite os seus direitos e a valorização da saúde feminina. “É preciso líderes que nos enxerguem como um todo e ter um espaço com tratamento de prevenção, onde as mulheres não fiquem tanto tempo aguardando por um exame de mamografia ou consulta é o que precisamos em Araguaína. Somos a segunda maior cidade do Estado e estou confiante que o próximo gestor fará essa obra”.
Mais propostas para mulheres
O programa de governo do candidato Jorge Frederico traz várias propostas voltadas para a saúde, bem-estar, profissionalização e segurança. Veja alguns desses compromissos:
- Instalar a casa de apoio à mulher vítima;
- Estabelecer protocolos municipais de saúde para o atendimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência doméstica, garantindo um suporte eficiente e integrado;
- Ampliar a atuação da guarda metropolitana de combate à violência contra a mulher e feminicídio;
- Criar rede de centro de referência para Mulheres em Situação de Violência, que inclua ações de capacitação e reinserção no mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo;
- Implementar campanhas educativas de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, direcionadas tanto ao público escolar quanto à sociedade em geral;
- Desenvolver programa específico para atendimento e acolhimento para mulheres idosas que estejam em situação de violência, garantindo um cuidado especializado para esse grupo vulnerável;
- Ampliar, consolidar e qualificar serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência;
- Criar programas de apoio às mulheres empreendedoras com financiamento municipal;
- Ampliar o programa patrulha Maria da Penha em parceria com a polícia militar.
*Assessoria