Palmas
26º
Araguaína
28º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
CORRIDA ÀS PRATELEIRAS

Medo das novas tarifas de Trump faz americanos estocarem produtos na despensa

09 abril 2025 - 08h54

Consumidores nos Estados Unidos estão correndo para encher seus armários e despensas antes que novas tarifas comerciais entrem em vigor. O temor é de que o retorno das tarifas propostas por Donald Trump encareça produtos do dia a dia e desestabilize ainda mais a economia. Entre os itens mais comprados estão alimentos não perecíveis, papel higiênico, remédios e produtos de limpeza.

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

FANTASMA PRESENTE

De acordo com uma pesquisa da CreditCards.com, 22% dos entrevistados afirmaram que suas decisões de compra foram fortemente impactadas pelas tarifas previstas, enquanto 30% disseram sentir algum tipo de influência. O receio de aumento generalizado nos preços está levando muitos consumidores a se prepararem como se um novo período de crise estivesse prestes a começar.

"GASTOS APOCALÍPTICOS"

O estudo ainda revelou que 1 em cada 5 americanos admite estar fazendo compras impulsivas e exageradas motivadas por medo. Essa prática vem sendo chamada de “gastos apocalípticos” — um comportamento que se tornou comum em tempos de instabilidade, especialmente quando se fala em possíveis choques econômicos.

Especialistas alertam que a imposição dessas tarifas pode pressionar ainda mais a inflação, dificultar eventuais cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve e travar o crescimento econômico. A incerteza nas políticas comerciais gera insegurança não apenas nos mercados, mas também no bolso do cidadão comum.

INDÚSTRIA E CONSUMIDORES EM ALERTA

Além dos consumidores, setores da indústria também monitoram com preocupação o cenário. A pressão por matéria-prima mais cara e uma cadeia de suprimentos possivelmente mais lenta pode afetar a produção, o emprego e o comércio interno.