Morreu nesta quarta-feira (4), aos 81 anos, o ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Ele estava em tratamento contra o câncer e faleceu em um hospital da capital.
Biografia
Mineiro de Araguari, Odir Rocha foi criado em Goiás, formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba e mudou-se para o Tocantins em 1971. Era casado com Dirce Noda Rocha e pai de três filhas e avô.
Odir Rocha estava há anos afastado da política mas tem passagem na história do Estado. Chegou ainda jovem no Tocantins, para exercer a medicina no então norte do então estado de Goiás, onde engajou politicamente e participou do processo de criação do Estado.
Foi prefeito de Colinas onde montou um pequeno hospital e morou por 22 anos na cidade em que também atuou como professor do Colégio João XXIII.
Em 1993 mudou-se para Palmas, onde foi secretário da Ação Social e Habitação do município e secretário Estadual da Administração e da Secretaria Extraordinária para Assuntos Metropolitanos. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000.
Ao término do mandato de prefeito municipal de Palmas foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins em 2001. Rocha ainda exerceu o mandato de deputado federal.
Rocha escreveu contos e poesias e se tornou membro da Academia Palmense de Letras. O livro ‘Auscultando a Vida’ foi uma de suas primeiras obras a ser publicada e foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação.
Lideranças e entidades do Estado lamentaram o falecimento de Odir Rocha. Confira as notas:
É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do médico, político e escritor Odir Rocha, aos 81 anos, nesta quarta-feira, 4. Ele lutava contra um câncer e morreu em um hospital de Palmas.
Natural de Araguari, no Estado de Minas Gerais, mudou para o então norte goiano em 1971, quando montou pequeno hospital em Colinas. Era formado em medicina pela faculdade de ciências médicas da PUC do Paraná e foi vice-presidente da Associação Médica da Regional Araguaína.
Na política, foi prefeito de Colinas e de Palmas, deputado federal e exerceu cargos de secretário estadual e municipal. Já na literatura, escreveu contos e poemas e foi membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.
O velório será realizado na Alesto (Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins). Odir deixa a esposa Dirce Noda Rocha, três filhas e netos.
Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.
Wagner Rodrigues Barros
Prefeito de Araguaína
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 4.
Em seus 81 anos de vida, Odir Rocha construiu um legado, enquanto médico, poeta, secretário de diversas pastas e prefeito das cidades de Palmas e Colinas do Tocantins. Entusiasta de todas as funções que exerceu, também constituiu um lastro de amigos e admiradores ao longo de sua trajetória.
Aos familiares de Odir Rocha e a todos aqueles que sentem a sua perda, externamos nossa solidariedade.
Recebi com pesar a triste notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Manoel Odir Rocha, na capital, nesta quarta-feira, 4, aos seus 81 anos.
Dr. Odir Rocha, foi médico de carreira e como político muito contribuiu ao nosso Estado, enquanto prefeito de Palmas, prefeito de Colinas do Tocantins e também como Deputado Federal.
Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores deste homem respeitado.
Jorge Frederico
Deputado Estadual
Associação Tocantinense de Municípios - ATM
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), neste ato representada pelo seu presidente, prefeito de Talismã, Diogo Borges, manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Colinas do Tocantins e de Palmas, Odir Rocha (81 anos), ocorrido nesta quarta-feira, 04 de maio de 2022, em decorrência de um câncer.
Natural de Araguari (MG), Odir morava no Tocantins desde 1971, foi eleito prefeito de Colinas em 1989, sendo primeiro suplente de deputado federal em 1994, no qual ficou na função por 30 dias, e posteriormente voltou ao Estado para assumir o cargo de Secretário Estadual de Administração. Em 1996 foi eleito Prefeito de Palmas.
Médico de profissão, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Odir foi escritor e poeta, membro da Academia Tocantinense de Letras, e também ocupou cadeira na Academia Palmense de Letras. Ele deixa esposa e três filhas.
A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial de três dias.
Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar corações e mentes de amigos e familiares nesse momento de imensa dor.
Palmas, 04 de maio de 2022.
Diogo Borges
Presidente
Com pesar, recebi a notícia do falecimento de Manoel Odir Rocha, 81. Médico, político, escritor, Odir Rocha, como era popularmente conhecido, foi um dos pioneiros da história do Tocantins. Chegou no estado ainda na época das lutas pela emancipação do Goiás. Fez da medicina sua profissão. Era político por vocação. Entre os cargos públicos que desempenhou, foi prefeito de Palmas e de Colinas do Tocantins, e deputado federal. Autor hábil, escrevia em prosa e verso. Em 2010, foi um dos homenageados do 6º Salão do Livro.
A perda de Odir Rocha, para um câncer no fígado, deixa uma grande lacuna na história da literatura. Odir já teve seus textos citados em vestibulares e faz parte da memória afetiva tocantinense. Seu legado será sempre lembrado. Suas palavras, registradas em seus livros, nos acalentarão e continuarão nos revelando as belezas de um estado que ele escolheu como seu.
Nesse momento de tristeza, rogo a Deus pedindo que Ele acalente todos aqueles que sofrem com essa grande perda, de modo especial sua esposa dona Dirce Noda Rocha, filhas e netos.
Fábio Vaz
Secretário de Educação
É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) recebe a notícia do falecimento do médico, político e poeta, Manuel Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 04.
Profissional valoroso, dedicou sua vida à construção de uma saúde pública de qualidade, exercendo sua profissão de forma honrosa e exemplar, ainda no antigo norte goiano.
Odir Rocha trabalhou ativamente na criação e consolidação do Estado do Tocantins, onde deixa sua marca de político atuante como prefeito de Colinas e de Palmas e deputado federal, ajudando a concretizar os sonhos da população tocantinense.
Escritor deixa um legado inspirador para as próximas gerações, com suas prosas e versos que demonstram a grandeza do amor que devotada à terra em que vivia.
Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa os seus mais sinceros sentimentos, neste momento de dor irreparável e roga a Deus que acalente cada coração enlutado.
Palmas/TO, 04 de Maio de 2022.
Secretaria de Estado da Saúde
Governo do Tocantins
Recebemos com pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, 81 anos, ocorrido nesta quarta, 4.
Homem público, médico, poeta, escritor, marido, pai, Odir fez história e amigos por onde passou, desde o início de sua vida pública, ainda em Colinas.
Deixa sua história de trabalho em Palmas por sua atuação na década de 90, quando a capital dava importantes passos de ganho de musculatura e desenvolvimento.
Direcionamos os nossos sentimentos a toda família e amigos, especialmente aos membros da Academia Palmense de Letras, da qual Odir fazia parte com muito orgulho.
Deputado Vilmar
Uma lamentável perda para nós, a partida do nosso amigo escritor, poeta e ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Uma figura pública sempre muito querida por todos, que deixa um legado importante para aqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava.
Meus sentimentos aos familiares, amigos, admiradores e toda a população palmense pela perda deste grande líder que deixa sua marca e muitas histórias vivas em nossas memórias.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual