Candidata derrotada em 2008, Marcela Cardoso (PMDB) e sua coligação “Vamos Olhar para Frente”, que tem como representante legal o seu esposo, o deputado estadual Sandoval Cardoso foram condenados pela Justiça a pagar os honorários advocatícios às advogadas do prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto (Santana do PT). A sentença já foi cumprida, através de execução forçada, e as advogadas Flaviana Magna e Elizângela Mesquita já receberam os honorários devidos.
Marcela Cardoso foi condenada porque a Justiça entendeu, conforme está descrito na sentença, que ficou caracterizado que ela e o representante da Coligação “Vamos Olhar para Frente" "alteraram a verdade dos fatos, dando versão mentirosa ao que ocorreu”. Na sentença diz ainda que por ter praticado ato contrário à dignidade da Justiça, Marcela Cardoso e sua Coligação são condenados por litigância de má fé. A condenação foi solidária.
Em 2009, o Tribunal Regional Eleitoral já havia confirmado a condenação de primeira instância. Mas Marcela e sua coligação recorreram. Agora, o Tribunal Superior Eleitor decidiu manter a decisão da primeira instância. Como os executados não cumpriram voluntariamente a decisão, houve a execução forçada.
Durante a campanha nenhuma acusação por compra de voto foi feita contra o prefeito José Santana Neto. Já Marcela Cardoso teve até o registro de sua candidatura cassado por compra de voto. (Da Ascom do Partido dos Trabalhadores de Colinas do Tocantins)