No Tocantins, mais de 16 mil mesários atuarão nas Eleições Municipais de 2024, sendo os responsáveis pela ordem e os facilitadores na hora do exercício do voto. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu início nesta segunda-feira, 9, aos treinamentos presenciais de mesários em todas as 33 zonas eleitorais do estado. O principal foco são os presidentes e 1º mesários das Mesas Receptoras de Votos (MRV).
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Os treinamentos seguem até o próximo dia 20 e, na capacitação, estão sendo abordadas instruções técnicas e legais, treinamento prático com urnas eletrônicas e outros materiais eleitorais, além de capacitação com todos os procedimentos realizados antes, durante e após da votação, e treinar para alguma eventual interferência especial que venha acontecer quando o eleitor exercer o voto.
Apoio logístico
Também passam por treinamentos as 9.844 pessoas que vão atuar como apoios logísticos. Esta equipe faz o trabalho de apoio, são administradores de prédio, coordenador de acessibilidade, apoio na fiscalização, apoio de transmissão de boletim, apoio central de comunicação, motoristas, equipe de suporte, entre outros.
Mesas receptoras
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) define como Mesas Receptoras de Votos (MRV) o grupo de eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral ou voluntárias e voluntários que atuarão nas eleições. Toda seção eleitoral corresponde a uma mesa receptora de votos, estabelecido no artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65).
Objetivos Estratégicos:
2- Aprimorar mecanismos de transparência pública;
3- Fomentar a educação política da sociedade.