Palmas
29º
Araguaína
32º
Gurupi
30º
Porto Nacional
33º
REDE ORTO
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
NA CAPITAL

Espetáculo "As Charlatonas" será apresentado no Setor Morada do Sol

20 agosto 2021 - 17h14Por Secom

A comunidade do Setor Morada Sol, em Palmas, vai poder assistir a segunda apresentação do espetáculo circense As Charlatonas, nesta sexta-feira, 20, às 18 horas, na Praça da Cidadania (antiga Praça CEU). O evento é uma realização da Trupe-Açu, e conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). 

O espetáculo estreou nessa quinta-feira, 19, no Setor Morada do Sol, e conta a história de duas palhaças, Tapioca e Girassol, que sobrevivem da venda de suas invenções na rua, discutindo e apresentando o desenvolvimento da sociedade por meio da valorização de descobertas e invenções feitas por mulheres ao longo da história.

As duas apresentações respeitam os protocolos de segurança, com o distanciamento do público, uso de máscara de proteção facial, e com limite de 20 pessoas por espetáculo.

Segundo informações da Trupe-Açu, o trabalho tem como objetivo mostrar a valorização da história das mulheres por meio da comicidade. As Charlatonas parte das linhas de pesquisa que norteiam os trabalhos da companhia: a palhaçaria, a comicidade da mulher, a cultura afro-indígena e a cultura regional tocantinense.  
 
O espetáculo tem criação, produção e encenação das artistas circenses Ester Monteiro, a palhaça Tapioca, e Giovana Kurovski, a palhaça Girassol.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, o espetáculo é de grande importância e busca valorizar o papel da mulher na sociedade. “O projeto é relevante, porque além de levar diversão para comunidade, transmite, de forma divertida, o potencial das mulheres na realização de múltiplas habilidades no decorrer dos tempos”, destaca.

O espetáculo busca resgatar a história da humanidade e o protagonismo feminino ao longo dos séculos. A ideia central da montagem não é apenas contar a história de duas palhaças, mas também de diversas histórias de mulheres que marcaram o mundo com suas invenções e descobertas (cientistas, inventoras, empresárias). Todo o enredo gira em torno da relação das duas palhaças que têm diferentes visões de mundo, mas que amparam uma a outra da forma como conseguem.  
 
Projeto

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, do Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.