Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
REDE ORTO
COLUNA

Vitrine Cultural

por Dágila Sabóia
FEIRA LITERÁRIA

Programação infantojuvenil da FLIT terá grandes espetáculos de teatro

07 julho 2011 - 18h16

Os personagens dos contos de fadas irão tomar conta do auditório central da FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins. As crianças e jovens de zero a cem anos irão se divertir e se emocionar com os espetáculos teatrais e musicais da feira.

A primeira apresentação será do grupo Udi Grudi, com o show interativo, ‘O Cano’. O trabalho da trupe é desenvolvido numa linguagem própria baseada em personagens que tocam e cantam. Materiais reciclados e inusitados são usados como matéria-prima na criação de instrumentos musicais originais e até o cenário é utilizado como instrumento.
‘A Cinderela’, uma das histórias infantis mais populares de todo o mundo, será encenada pela companhia teatral Tonel das Artes, de São Paulo. Já a AM Produções convida o público a embarcar numa viagem de muitas aventuras para a Terra do Nunca, em companhia de ‘Peter Pan.’ ‘Alice no País da Maravilhas’ e "A Bela e a Fera” também estão na programação.

Os visitantes da Feira poderão assistir ainda ao concerto didático do Quarteto Radamés Gnattali. O projeto leva o nome ‘O Brasil de Tuhu’ – baseado no ‘Guia Prático’, de Heitor Villa-Lobos, uma coletânea de 137 arranjos criados em 1930, para a música folclórica brasileira. Os músicos,que vêm ao Tocantins pela segunda vez, prometem desvendar o mundo das partituras e das notas musicais, interagindo com a platéia.

O Grupo paulista de teatro Luz e Ribalta, que tem mais de 28 anos de estrada, traz para a FLIT dois grandes espetáculos: "Sopa de Pedra" e "O Macaco Juiz." O primeiro conta a trajetória de dois companheiros de aventura que chegam cansados e famintos na casa de uma velha avarenta e usando de muita esperteza vão tirando dela todos os ingredientes para prepararem uma deliciosa sopa de pedra.

Em ‘O Macaco Juiz’, o Sr Lobo sai pela floresta à procura de alimentos, mas a Dona Raposa, também cheia de fome, acha o queijo primeiro. Sem saber qual dos dois era o dono do queijo, vão em busca do parecer do Macaco, juiz da floresta. O espertalhão, também interessado na comida, tira partido da situação, enganando os dois briguentos.

Para que mais pessoas possam ter acesso à programação, as apresentações serão em dois horários: às 10h30 e às 14h, com exceção de ‘Romeu e Julieta’ e ‘O Brasil de Tuhu’, que farão uma única encenação cada. (Da Ascom Seduc)